>>

PREENCHA
O EMAIL
DA SUA AMIGA,
CONHECIDA, FAMILIAR,
VIZINHA.
ESTA ACÇÃO
PODE SALVAR
VIDAS.

OBRIGADO.


enviar
link
Envie este endereço a quem precisa.
ENVIAR A UMA AMIGA
ok
PT</>EN
PROCURA:

02.
Eventos

Concurso Vídeo
30/09/2016
Concurso Vídeo

A Rede Europeia Women against Violence Europe (WAVE) e as suas organizações parceiras convidam os/as jovens a participarem no Concurso Europeu “Jovens pela Prevenção da Violência Doméstica e Violência Sexual, a decorrer no âmbito da Campanha Europeia  Step Up!.

  

Este concurso é dirigido a jovens entre os 18 e os 25 anos.

   

Tem como objetivo consciencializar para a violência contra as mulheres e alertar as sobreviventes para a importância de procurar serviços de apoio.


Consulta aqui o regulamento do concurso.


Informação adicional:

http://cdoc606.wixsite.com/concursovideo

seminarios@amcv.org.pt / 21 380 21 64 (Petra Viegas)


Lançamento Campanha Step up!
31/05/2016
Lançamento Campanha Step up!

A AMCV – Associação de Mulheres Contra a Violência - tem a honra de convidar V. Exa. a estar presente no Lançamento da Campanha

Step Up

a realizar-se no dia 31 de Maio de 2016 entre as 16h e as 17h30

nos paços do Concelho em Lisboa.

 

A AMCV – Associação de Mulheres contra a Violência está neste momento envolvida na implementação de uma campanha a nível Europeu dinamizada pela Rede Europeia WAVE – Women Against Violence Europe, designada por “Step Up!”. A Campanha tem como principal objetivo promover o direito das mulheres e das crianças a viverem uma vida livre de violência doméstica e sexual. Será lançada durante o mês em 31 países.


Prevenção Maus Tratos
06/04/2015
Prevenção Maus Tratos

Tal como acontece todos os anos, desde 2008, a AMCV, em parceria com a CML - Câmara Municipal de Lisboa, e a CNPCJ - Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, está a organizar iniciativas no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, mês de Abril.


A melhor forma de tratar o problema é impedir que aconteça,

de Paulo Sérgio Pinheiro, perito das Nações Unidas.


Este ciclo de iniciativas e actividades, aberto a toda a comunidade e famílias, tem início no dia 09 de Abril. 


Ciclo Cultural (entrada livre)

09 de Abril

14h30 - 17h30: Fórum: Promoção e Protecção dos Direitos Humanos da Criança - QUE PREVENÇÃO?

20h30: Cinema: Meu pé de laranja lima, seguido 

22h00: Debate


16 de Abril

15h00 - 18h00  - A Arte na Inclusão Social - Mostra de filmes e outras actividades artísticas que integram o programa PARTIS

22 de Abril

20h30 - Cinema: Os Gatos Não Têm Vertigens

22h00: Debate


Acções de Sensibilização

09h00 - 12h30 e 14h00 - 17h30: Uma viagem pelos Direitos das Crianças (todo o mês de Abril)


10h00 - 13h00 e 14h00 - 17h00: Enquadramento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

14 de Abril - Lisboa

21 de Abril - Évora

28 de Abril - Porto


Consulte aqui o 
ComunicadoPrograma 

IV ICSoR 2014 - Conferência Internacional sobre Sobreviventes de Violação
20/11/2014
IV ICSoR 2014 - Conferência Internacional sobre Sobreviventes de Violação

ANÚNCIO E CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES


A AMCV tem a honra de anunciar a IV International Conference on Survivals of Rape - Rape, Survivors, Policies and Support Systems a European Challenge - IV ICSoR 2014, que terá lugar nos dias 20 a 22 de Novembro de 2014 em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian.


Este evento é organizado pela Associação de Mulheres Contra a Violência - AMCV, em colaboração com a organização irlandesa Rape Crisis Network - RCNI - anfitriã da III ICSoR 2012 em Dublin.


IV ICSoR 2014 irá continuar a aprofundar os temas principais das conferências anteriores e alargando para a dimensão das políticas europeias na área da violência sexual e especificamente do crime de violação.


Com esta conferência pretende-se desafiar as instituições da UE e os decisores políticos europeus a comprometerem-se numa abordagem comum, a promoverem a recolha de dados estatísticos comparáveis e a implementarem medidas políticas que previnam e combatam efectivamente a violência sexual.


A IV ICSoR 2014 irá contribuir para a partilha de conhecimentos especializados de todas/os prestigiadas/os investigadoras/es, profissionais de várias áreas, incluindo das instituições europeias e para um debate alargado no sentido de se promover uma abordagem europeia comum para a prevenção e combate à violência sexual.


A IV ICSoR 2014 é dirigida a todas/os profissionais que querem contribuir para “fazer a diferença” nesta área – investigadoras/es, decisores políticos, profissionais do sistema jurídico (forenses, advogadas/os, procuradoras/es e juízes, polícias), profissionais de saúde (médicas/os, enfermeiras/os, psicólogas/os), profissionais de acção social e de educação, profissionais e voluntárias/os que trabalham em ONG, IPSS e outras organizações da sociedade cívil, e outras/os interessadas/os.


Convidam-se todas/os interessadas/os a submeter comunicações online


Para mais informações sobre:

Temas da Conferência

Convite à Apresentação de Comunicações orais e posters

Critérios de submissão


Lançamento do Projecto Novos Desafios no Combate à Violência Sexual
25/03/2014
Lançamento do Projecto Novos Desafios no Combate à Violência Sexual

Convite


A AMCV – Associação de Mulheres Contra a Violência – tem o prazer de a/o convidar a participar na Sessão de Lançamento do Projecto Novos Desafios no Combate à Violência Sexual, financiado peloPrograma Cidadania Ativa do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants), gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian, a realizar-se no dia

25 Março de 2014, às 14h


Local:

Auditório do Edifício Marconi, sito na Avenida Álvaro Pais, nº 2.


Inscrições Contactos:

Tel. 21 380 21 60

Fax 21 380 21 68

sede@amcv.org.pt


Consulte informações sobre:

- Programa;

- Ficha de inscrição.



Seminário Final Vozes P'ra Autonomia
04/12/2013
Seminário Final Vozes P'ra Autonomia

No dia 16 de Dezembro (segunda-feira) realizar-se-á o Seminário Final do Projecto, no CES – Centro de Estudos Sociais (Picoas Plaza), da parte da manhã. O Seminário dirige-se a todos/as profissionais envolvidos na área da violência doméstica e/ou que estejam interessados/as. 

Consulte o programa/convite e ficha de inscrição.

Seja Ativo/a Contra a Violação!
27/11/2013
Seja Ativo/a Contra a Violação!


A AMCV – Associação de Mulheres Contra a Violência e a PpDM – Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres têm a honra de convidar V. Exa para o Seminário de Lançamento em Portugal da Campanha “Seja ativo/a contra a Violação! Utilize a Convenção de Istambul!” um projecto conjunto do Lobby Europeu de Mulheres e do Conselho da Europa que irá decorrer em 33 países europeus durante os 16 dias de activismo contra a violência de género.


O lançamento terá lugar no dia 27 de Novembro, das 10h às 13h00, no Auditório do edifício novo da Assembleia da República.


Os principais objectivos da Campanha são:
- Consciencializar e informar sobre o fenómeno da violação como uma das formas mais comuns e devastadoras da violência contra as mulheres;
- Consciencializar para a Convenção de Istambul e para as medidas específicas sobre violência sexual e violação;
- Encontrar estratégias nacionais para ultrapassar as dificuldades identificadas pelo Barómetro do LEM sobre violação a nível Europeu (2013) no sentido de melhorar a legislação, serviços e mecanismos de recolha de dados.


Para mais informação, por favor consultem o convite e programa do evento!


E-MARIA Final Conference
02/07/2013
E-MARIA Final Conference

No âmbito do Projecto E-MARIA, co-financiado pelo Programa Justiça Criminal da Comissão Europeia, irá realizar-se no dia 02 de Julho a Conferência Final. 


O Projecto E-MARIA pretende contribuir para a melhoria da intervenção em violência doméstica através do desenvolvimento de abordagens inovadoras e instrumentos para a avaliação de risco, no sentido de aumentar a predição de revitimização e promover a protecção e segurança das vítimas/sobreviventes de violência.


A Conferência é dirigida a profissionais que trabalham na área da violência doméstica, directa ou indirectamente. Tem como principal objectivo a divulgação dos resultados e produtos do projecto, bem como promover a informação e partilha de experiências e boas práticas nesta área.


A conferência realiza-se no dia 02 de Julho, das 09h30 às 17h30, no Auditório da PT no Fórum Picoas. A entrada é livre, mas é necessária inscrição prévia.


Consulte aqui mais informações sobre:

- Projecto;

- Programa da Conferência;

- Ficha de Inscrição.


Contactos:

Tel. 21 380 21 64

E-mail: project.e-maria@amcv.org.pt 

Acção de Formação PACT
12/05/2013
Acção de Formação PACT
Projecto PACT pretende melhorar as competências dos profissionais, de forma sustentável, na área da Violência contra as Mulheres Crianças, na Europa.

A Acção tem por base três fases: e Learning, Presencial e Follow-up.

Primeira fase – preliminar decorrerá de 06 de Maio a 03 de Junho. Nesta fase os conteúdos serão ministrados electronicamente, através da plataforma Moodle, onde estão disponíveis os conteúdos e exercícios. Apenas poderá passar para a unidade seguinte, aqueles/ as que completarem a unidade em questão.

Segunda fase – presencial decorrerá a 05 e 06 de Junho. Nesta fase o principal foco é dado ao desenvolvimento de conceitos, práticas e ferramentas essenciais para o apoio a mulheres sobreviventes de violência.

Os conteúdos a abordar serão:
  • Contextualização da violência doméstica;
  • Necessidades das mulheres;
  • Papel dos Profissionais;
  • Abordagem para uma mudança do Comportamento dos Agressores;
  • Aspectos Legais;
  • Redes e Parcerias;
  • Acções de Prevenção.

É de salientar que esta Acção tem como destinatários os profissionais que actuam na área da violência doméstica, que a mesma é gratuita e limitada a 10 participantes.

A acção tem o custo de 100,00 €. Poderá efectuar o pagamento através de transferência bancária ou envio de cheque.

Para mais informações consulte a brochura da formação.


Para realizar a sua inscrição/ informações contacte-nos para:


Associação de Mulheres Contra a Violência
Petra Viegas, Sandra Paulos
Tel.: 21 380 21 64/ 66
E-mail: projectos@amcv.org.pt