bullying

O que é?
O termo Bullying é utilizado para descrever atos de violência física, sexual ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por alguém (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar, controlar ou agredir outra pessoa, ou grupo de pessoas, incapaz/es de se defender/em.
O Bullying tem sempre a intenção de magoar a outra pessoa, causando-lhe medo, dor e angústia. Ocorre entre pares, sejam crianças, jovens ou adultos, embora seja maioritariamente utilizado para definir a violência entre crianças e jovens.
Podes considerar Bullying se:

  • há uma intenção de magoar a outra pessoa no comportamento
  • acontece várias vezes, isto é, repete-se no tempo
  • há um desequilíbrio de poder
  • acontece entre pares (ou seja, entre pessoas mais ou menos da mesma idade, essencialmente entre crianças e jovens)

Segue-se uma listagem de alguns exemplos de comportamentos de Bullying (quando acontecem de uma forma intencional e repetida):

1

Empurrar, pontapear, bater, beliscar ou fazer outro tipo de agressão física

2

Chamar nomes, inventar histórias sobre ti, ou gozar com alguma característica particular (“gordo”; “caixa de óculos”; “trinca-espinhas”)

3

Ofensas sobre a cor da pele, diferenças culturais, étnicas ou religiosas.

4

Excluir (não te deixar participar nas atividades de um grupo), atormentar, ameaçar, manipular, amedrontar (fazer coisas com o objetivo de causar medo), chantagear, ridicularizar, ignorar (não responder quando falas com alguém ou passarem por ti e fingirem que não te veem).

5

Contactos sexuais não consentidos (apalpões), comentários abusadores (sobre as mamas ou rabo, por exemplo).

6

Utilizar tecnologias de informação e comunicação (ex.: Internet) para te maltratar, de forma propositada e repetida – Cyberbullying

Se és vítima:
Lidar com o Bullying pode ser difícil, mas lembra-te que não és tu o responsável. Tu tens o direito de te sentires seguro/a e protegido/a.
Caso estejas a passar por este problema:

Caso conheças alguém que está a viver uma situação de Bullying:
Procura andar sempre com amigos/as
Evita andar sozinho/a nos corredores ou balneário já que os bully raramente maltratam as pessoas quando elas estão num grupo. Se estiveres na rua entra numa loja/café para que alguém te possa proteger.
Fala com um adulto de confiança
Provavelmente já tentaste ignorar o bully, dizendo-lhe para parar e ir-se embora. Contudo, isso pode não ser suficiente, por isso, se alguém te está a maltratar/perseguir, deves falar com um adulto da tua confiança. Isto não é ser “queixinhas”. Tu tens o direito de estar seguro/a e os adultos podem fazer com que o Bullying pare.
Não mantenhas a situação em segredo
Mesmo que aches que já resolveste o problema sozinho, conta a um adulto o que aconteceu porque poderá repetir-se e, nesse caso, não estarás sozinho com o problema. O adulto pode ser o teu familiar, mas também um professor, pai ou mãe de um amigo, ou outro adulto da tua confiança. Se achares que é difícil falar sobre o que está a acontecer podes escrever e depois dar o que escreveste a um adulto em quem confies.
Não deves ignorar se vires alguém a ser intimidado . Se não fizeres nada, estás a passar a ideia que o Bullying é uma coisa “normal”. Aquilo que poderás fazer é contar a um adulto o que se está a passar e ajudar o teu amigo/a a fazer o mesmo. O principal é não manter a situação em segredo.
  • Para saberes mais sobre o Bullying vai a:
https://www.portalbullying.com.pt/
Voltar ao topo