Violência Doméstica

O que é?
Provavelmente já ouviste falar sobre Violência Doméstica. A “Violência Doméstica” é todo o tipo de violência que acontece no seio de uma família, ou entre pessoas que vivem na mesma casa, ou numa relação de intimidade, presente ou passada.

Sou vítima de violência doméstica?

Faz o teste
Estarei a ser vítima ?
Há certos comportamentos que foram exemplificados que só por si podem não ser uma forma de violência doméstica, mas no seu conjunto formam um quadro de violência que não pode ser aceitável.

Não toleres atitudes abusivas

A Violência Emocional/Psicológica
Fazer ameaças; dizer coisas para assustar a outra pessoa ou fazê-la sentir-se mal; chamar nomes; gritar; controlar todos os comportamentos; não aceitar o fim de uma relação. Trata-se de todo o comportamento que alguém tem para com outra pessoa com a intenção de a rebaixar, humilhar, controlar e/ou fazê-la sentir-se mal com ela própria e/ou com os outros.
A Violência Sexualizada
Obrigar alguém a ter práticas sexuais que não quer, tais como beijos, apalpadelas, toques ou iniciar a atividade sexual. Pode ser, também, mostrar conteúdos (imagens, filmes) de teor sexual que a outra pessoa não quer ver. Passa por todo o comportamento sexualizado que alguém tem para com outra pessoa que não o deseja.
A Violência Financeira
Tirar ou controlar o dinheiro de outra pessoa; pressionar para que a pessoa pague sempre as despesas (da outra pessoa ou conjuntas); não deixar a outra pessoa trabalhar ou estudar; não permitir que a outra pessoa tenha acesso a dinheiro ou bens que lhe pertencem e/ou aos quais tem direito; fazer chamadas do telemóvel da outra pessoa sem que esta o permita. É todo o tipo de comportamento que uma pessoa tem para com outra, que faça com que esta seja privada do que lhe pertence por direito, sejam os seus bens pessoais e/ou outros bens essenciais.
contacta instituições de apoio a vítimas de violência
Se algum destes comportamentos (ou outros que te parecem não ser correctos) acontecem na tua família ou em qualquer relação de intimidade que tenhas, lembra-te que a responsabilidade não é tua e que não estás sozinho/a. Podes sempre falar com alguém da tua confiança ou que penses que te pode ajudar. Podes também ligar para a AMCV – 213 802 165, ou para outro contacto que te tenham sugerido ou que podes encontrar em Recursos .
o primeiro passo é contar a alguém o que está a acontecer.
O que é que eu posso fazer se for vítima de violência doméstica ou se conhecer alguém que o seja?
Se houver violência em tua casa, provavelmente queres que pare mas não sabes exatamente o que fazer. O primeiro passo é contar a alguém o que está a acontecer. Talvez possas falar com a pessoa que está a ser agredida ou ameaçada. Se achares que não é uma boa ideia, podes tentar falar com alguém da tua confiança (um professor, um vizinho, um amigo/a ou o pai ou mãe de um amigo/a). Podes também ligar para a AMCV – 213 802 165, ou para outro contacto que te tenham sugerido ou que podes encontrar em Recursos .
Se estiverem a discutir, devo pará-los?
Se houver violência em tua casa, é importante que te mantenhas num sítio seguro sempre que exista uma discussão. Por vezes poderás querer parar a discussão e proteger a pessoa que está a ser maltratada, mas isso pode ser muito perigoso e pôr-te em risco. Se estiveres muito assustado/a com uma discussão, podes ligar para o 

112

e pedir ajuda à polícia – eles irão a tua casa a qualquer hora do dia ou da noite. Fala com alguém em quem confies sobre a violência que acontece em tua casa. Assim, caso haja uma emergência podes ligar-lhes e, quando o fizeres, eles já têm conhecimento do que se passa.
fala com alguém em quem confies
tens sempre onde ficar
Quem irá ajudar-me a mim e à minha família?
Em caso de emergência, nomeadamente se houver alguma discussão ou agressão, podes ligar para o 112 é pedir a ajuda da polícia. Em qualquer momento, a pessoa que está a ser agredida, ou tu, podem pedir a ajuda dos serviços locais (por exemplo: esquadra da polícia, escola, assistente social, hospital). Eles podem ajudar-vos a ficarem num sítio seguro. É importante que saibas que se tu e a tua família tiverem de sair de casa para fugir da situação de violência, terão sempre onde ficar em segurança. Existem, aquilo a que se chama, “casas de abrigo” onde poderão estar protegidos até encontrarem outro sítio para ficar.
A vida em casa é tão horrível, não seria melhor se eu fugisse?
Se tens vontade de fugir a situação deve estar muito difícil para ti neste momento. Liga para a linha SOS Criança 116111  (grátis) ou fala com alguém da tua confiança. Talvez possas encontrar um sítio onde ficar durante algum tempo e onde te sintas seguro/a. Fugir pode ser perigoso porque nem sempre é fácil encontrar um lugar seguro para ficares.É importante tentares pedir ajuda enquanto ainda estás em casa. Se fugiste ou foste obrigado/a a sair de casa e precisas de ajuda, podes ir à polícia ou aos serviços sociais. Procurar estes serviços é uma forma de garantires a tua segurança. É importante que expliques porque é que fugiste ou tiveste que sair de casa e que a tua casa não é um local seguro. Encontrarás profissionais que vão ouvir-te e podem ajudar-te a encontrar um local seguro.
pede ajuda enquanto ainda estás em casa
Voltar ao topo